top of page

São José dos Campos, cidade para empreender e para viver bem, segundo Endeavor e Macroplan



São José dos Campos, se destaca como hub de inovação no corredor tecnológico São Paulo – Rio de Janeiro. Aqui estão as empresas mais inovadoras, o Parque Tecnológico, os melhores campi universitários, a mão de obra mais especializada. Aqui fica a INNOVACT, uma iniciativa única para estimular o empreendedorismo e desenvolver soluções originais dentro de ambientes de inovação.


Além de sua vocação tecnológica, São José dos Campos, a 87 km de São Paulo, investe também em programas de sustentabilidade e serviços públicos, com impactos positivos no bem-estar dos seus cidadãos.


Movida a tecnologia e qualidade de vida, São José dos Campos foi premiada em dois importantes institutos: é a 6ª colocada entre as cidades brasileiras mais favoráveis para o empreendedorismo no Índice de Cidades Empreendedoras 2020; e é a 5ª colocada entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, de acordo com a consultoria Macroplan.


A quinta edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020 classificou as cidades com melhores condições para empreender no Brasil. Essa pesquisa da Endeavor Brasil, em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública), analisou as 100 cidades mais populosas do país em sete dimensões: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Veja o resultado neste link da Endeavor.


Produzido pela empresa de consultoria Macroplan (ver o ranking), o estudo sobre as “100 melhores cidades para se viver no Brasil” é feito com base no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal), que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.


A aposta na inovação proporcionou a São José dos Campos impactar positivamente na qualidade de vida da população. Os recursos gerados aumentaram a segurança e facilitaram o acesso a serviços. O desafio agora é expandir os índices conquistados por São José dos Campos para a macrorregião do Vale do Paraíba. E no centro dessa questão está o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), que reúne parcerias entre o poder público, iniciativa privada e grandes centros universitários. O PqTec é um ecossistema de inovação que catalisa e impulsiona o progresso da ciência e dos negócios, com benefícios para toda a sociedade.


Conheça mais sobre os ambientes de inovação promovidos pela Innovact: cesar@innovact.com.br.


A INNOVACT e o Parque Tecnológico de São José dos Campos estimulam o empreendedorismo e a geração de soluções disruptivas dentro de ambientes de inovação, que reúnem em sinergia empresa, empreendedores, inovadores, governo e academia. Junte-se a esse ecossistema de inovação.


Commentaires


bottom of page