top of page

A INNOVACT

Nossa história

 

Os primeiros passos da Innovact datam de 1997, na cidade considerada mais inovadora do País, São José dos Campos, a 100 km da capital do Estado de São Paulo. Foi nesse ano que Cesar Augusto Vieira de Mello assumiu o desenvolvimento de uma fazenda às margens da Rodovia Presidente Dutra e observou o momento histórico das privatizações, entre elas, a da Embraer (1994) e das empresas de telecomunicações (Sistema Telebrás, concluída em 1998), que prenunciava a modernização do parque industrial e o fortalecimento dos investimentos em tecnologia.

 

Nesse momento, surgiram os primeiros insights para uma proposta urbana ampliada materializada por um primeiro masterplan, que culminou com a implantação da Solectron e da Parker Hannifim. A história tomou um rumo desafiador em 2006, quando a Prefeitura São Jose dos Campos identificou no projeto e no seu entorno as condições ideais para instalar um parque tecnológico que promovesse a pesquisa e a inovação tecnológica.

 

Com a participação de Cesar Mello, o Município adquiriu parte das terras para o desenvolvimento do Parque; Com a chegada do PQTEC, Cesar Mello funda  a Innovact, que desde então, participa e colabora com o Parque Tecnológico.

Em 2008, mais uma conquista, foi estruturado o espaço para receber a Vale Soluções em Energias (VSE), um centro de desenvolvimento de soluções em energia.


Superada a etapa de consolidação do PqTec, quando recebeu o credenciamento definitivo do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, em 2010, a Innovact assumiu o complexo desafio de uma solução urbana inovadora. O objetivo foi ambicioso: criar um distrito de inovação inexistente no Brasil, uma Cidade Tecnológica, para o desenvolvimento e produção do conhecimento como um ponto de confluência de governos, universidades, empresas e sociedade.


Innovact, em compasso com a inovação

Seu fundador começou, então, uma investigação aprofundada para entender as bases complexas de uma Cidade Tecnológica como expansão do parque tecnológico. Em razão da inexistência de parâmetros no Brasil de ambientes similares, decidiu fazer uma imersão em experiências internacionais. Em 2014, visitaram dez estados norte-americanos e fizeram contatos com importantes especialistas, entre eles o Prof. Henry Etzkowitz, em Palo Alto, Califórnia. Etzkowitz é um dos dois criadores da Triple Helix (Tríplice Hélice), o modelo de inovação apoiado em três entes inter-relacionados: empresas, universidades e governo. Essa pesquisa nos EUA foi tema de uma reportagem da Triple Helix Association


Em 2017, foi a vez de repetir o tour tecnológico, agora na Europa, com residência na Alemanha e estudos de sistemas de inovação estabelecidos em países como Holanda, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Hungria. Mais recentemente, somaram visitas também à África do Sul e à China.

Ao final desse longo processo de aprendizado, a Innovact parte para a estruturação de um distrito de inovação. Um arranjo urbano dedicado a sistemas de inovação que focam em pessoas e no senso de comunidade nos espaços mistos para trabalho, vida e lazer que criam. Eles podem ser ancorados em parques tecnológicos, os chamados de terceira geração que se conectam às cidades, ou em outros ambientes de inovação não planejados. O distrito de inovação é um anseio do PQTEC e da Cidade de SJC. Os resultados desses esforços da Innovact estão concretizados nas seguintes ações recentes:

Inúmeros outros projetos estão a caminho.

bottom of page