top of page

SJC é bicampeã no Ranking das Cidades Amigas da Internet e de Serviços Inteligentes


Bicampeã, São José dos Campos, município do Estado de São Paulo, foi a primeira colocada na edição 2020 do Ranking das Cidades Amigas da Internet e de Serviços Inteligentes, feito pelo SindiTelebrasil em parceria com o Teleco. O levantamento identifica as 100 maiores cidades brasileiras que mais incentivam a instalação de infraestrutura de telecomunicações por meio de ações e políticas públicas. Entre os critérios de pontuação estão as informações sobre legislação, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de redes e antenas.


O conceito de smart city "as a service" foi adotado pela cidade (cidade inteligente como serviço) para convencer o Tribunal de Contas na compra desses serviços, o que obrigou a superação de algumas barreiras limitantes da legislação atual, que não vê serviços como investimento. A cidade pretende implementar 200 pontos de wi-fi que vão conectar 800 salas de aula.


São José dos Campos (SJC) é um dos maiores polos de tecnologia do País que conecta ecossistemas de conhecimento como nenhum outro local. É um centro de atração de empresas e instituições universitárias com uma mão de obra altamente especializada, entre mestres e doutores em ciências e tecnologia. É em SJC que está instalado o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil — e, dentro do PqTec, está a INNOVACT, que desenvolve ambientes de inovação que reúnem em sinergia empresas, universidades e Poder Público.


Comentarios


bottom of page