top of page

São José dos Campos, lugar de mão de obra criativa e qualificada


São José dos Campos (SJC) tem a maior taxa brasileira (14%) de trabalhadores na área de ciência e tecnologia do Brasil. O marco do conhecimento técnico e científico de SJC tem origem no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), um projeto que teve o apoio do MIT (Massachusetts Institute of Technology), na década de 1950, quando é constituído um instituto para o ensino técnico superior e um outro voltado para pesquisa e cooperação com a indústria de construção aeronáutica.

Essa iniciativa foi o passo inicial para o desenvolvimento na região de uma mão de obra criativa e qualificada. Do CTA originaram-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950; o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em 1967; e a Embraer, em 1969.

Hoje, no Parahyba Valley, uma alusão ao Silicon Valley (EUA), está localizado um ecossistema altamente favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores. E o destaque da cidade é o Parque Tecnológico SJC, o maior centro de inovação e empreendedorismo do País, que reúne grandes empresas brasileiras, multinacionais e um diversificado distrito acadêmico, com 5 campi universitários e 4800 alunos.

No ranking da Endeavor, São José dos Campos é considerada uma das cidades brasileiras mais inovadoras considerando a média de investimentos, infraestrutura tecnológica e mestres e doutores.

Saiba mais em:

Comments


bottom of page