top of page

Mobilidade disruptiva: SJC terá o primeiro VLP elétrico e articulado do Brasil


Melhorar o transporte do dia a dia da população tem sido um dos grandes desafios das cidades, pelos impactos positivos na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico. Com ações sistemáticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, inova mais uma vez com uma solução de mobilidade disruptiva: a cidade terá o primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) elétrico e articulado do Brasil, que será utilizado no corredor viário da Linha Verde.


A Linha Verde vai ligar as regiões sul e leste, bem como a região central, tornando o município no interior do Estado de São Paulo mais dinâmico e inclusivo. Na primeira fase, já com obras de terraplanagem e drenagem, a Linha terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central); em seguida, será criado o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao PARQUE TECNOLÓGICO e seu distrito acadêmico, sem a necessidade de uso da Via Dutra (estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro).


Os VLPs são totalmente de propulsão elétrica, com zero emissão de gases poluentes, sendo mais econômicos e com menor custo de manutenção. Com 23 metros de comprimento e capacidade para 195 passageiros, o VLP articulado terá poltronas estofadas com apoio de cabeça, entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes, faróis em full led e acessibilidade para cadeirantes.


Os VLPs terão tecnologia ultravioleta (UV-C) de desinfecção no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. O contrato de fornecimento é com a empresa chinesa BYD, que fará a entrega de 12 veículos, em parceria com a brasileira Marcopolo.


Leia mais sobre o projeto da Linha Verde no site da Prefeitura de São José dos Campos: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2020/novembro/16/byd-conclui-o-primeiro-vlp-100-eletrico-de-sao-jose/


Em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), a INNOVACT desenvolve ambientes de inovação que reúnem em sinergia empresas, universidades e Poder Público. Maia do que isso, a Innovact promove ações urbanas em que empresas e colaboradores desejam trabalhar, viver e conviver. Um ambiente vibrante de constante estímulo à inovação. Venha criar o novo todos os dias com a Innovact.


Comentários


bottom of page